quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Reforma Protestante - 31 de Outubro

 O papa Leão X queria terminar a construção da Basílica de São Pedro,  e pra que isso acontecesse determinou a venda de indulgências (perdão dos pecados) a todos os cristãos.
"Qualquer cristão pode comprar o perdão por seus pecados", isso era o que a igreja católica pregava.

A Igreja condenava abertamente a acumulação de capitais (embora ela mesma o fizesse). Logo, a burguesia ascendente necessitava de uma religião que a redimisse dos pecados da acumulação de dinheiro.

Martinho Lutero, monge agostiniano da região da saxônia, desencadeou a Reforma Protestante ao discordar publicamente da prática de venda de indulgências pelo Papa Leão X


Lutero, que foi completamente contra, protestou com 95 proposições que afixou na porta da igreja onde era mestre e pregador.

Em suas proposições condenava a prática vergonhosa do pagamento de indulgências, o que fez com que Leão X exigisse dele uma retratação pelo ato. O que nunca foi conseguido.

Leão X então excomungou Lutero que em mais uma manifestação de protesto, rasgou a Bula Papal (documento da excomunhão), queimando-a em público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, o que achou? deixe seu comentário!

The God Delusion

Meu mais recente esforço de fé não é do tipo intelectual. Eu realmente não faço mais isso. Mais cedo ou mais tarde você simplesmente ...